terça-feira, 7 de agosto de 2012

Última noite no Wanee


7°| 21/04/2012, sábado @ Wanee

A manhã de sábado não foi diferente das outras. Uma garoa, friozinho, e nublado. Ou seja, sem Swannee River pra gente. Já havíamos feito as duas refeições combinadas com o Fernando e com a Lida, e não estávamos afim de cozinhar. Na quinta-feira eles foram comer café da manhã num restaurante que servia só café da manhã ao lado do mercadinho do Wanee. Café de americano. Resolvemos ir lá e comer um café da manhã dos campeões que serviria como almoço.

Que ignorância. Bacon, linguiça, ovos, batatas, e toda aquela gororoba típica que a gente vê nos filmes e chega ser meio difícil de acreditar. Às 10:30 da manhã. Mas foi lá que comemos e tava bem bom e nutritivo.

Na volta do “almoço” pras barracas o sol foi aparecendo. Íamos dar uma pausa rápida e ir pro Mushroom Stage pra curtir o show da “Jaimoe’s Jassz Band”, que começaria às 12:30. Jaimoe é um dos bateras do Allman, o mais bronzeado deles.

Nessa passada pelas barracas comecei a trocar uma ideia com um vizinho de acamps, o Keith. Ele tava num motor-home muito das antigas e era bem maluco. Devia ter na faixa de 50 anos, usava um chapéu estilo de guarda florestal, era do Alabama, e tinha um dos sotaques mais carregados que vimos na viagem. A mulher dele também era uma figurassa. Parecia ser mais velha que ele, era loira, tava sempre de biquíni florescente e quase nunca falava, só ficava sorrindo, no melhor estilo de quem foi e não conseguiu voltar.

Bom, o Keith ficava grande parte do tempo jogando aquele jogo de jogar uma ferradura num pedaço de ferro que fica uns 5 metros da onde tu estás. Tem um nome pra esse esporte, mas ele falou que no sul dos Estados Unidos eles chamam de “Redneck Bowling”. Daí me convidou pra jogar. Como eu ainda tinha um tempinho, resolvi aceitar a brincadeira. Como ele falava meio rápido, cheio do sotaque, eu não entendia tudo, mas dava muita risada. Joguei umas 3 vezes e ele me convidou pra um duelo. Aceitei. E ganhei. E ele ficou reclamando pra mulher dele que eu tinha trapaceado dizendo que não sabia jogar. Foi muito engraçado. Valeu a experiência. Ganhei uma partida de “Redneck Bowling” de um baita redneck. Não é todo mundo que consegue essa façanha.

Terminado o jogo, peguei mais uma gelada e fui encontrar Thais e Gabi no Mushroom. Cheguei lá e logo começou o show do Jaimoe.

Banda muito boa. O vocalista/guitarrista é o Junior Mack. Que voz, e que feeling. Uma mistura de blues com soul, que se encaixa muito bem com a proposta jazz/funk/blues da banda. Quem toca piano é Bruce Katz, pianista que acompanha o Allman Brothers há muito tempo, inclusive, já acompanhava o Gregg desde a época do “Gregg and Friends”. Além dos dois, a banda conta com um baixista, trio de metais, e do mestre Jaimoe, que dispensa comentários. Um show leve e intimista, perfeito para começar o dia.

Jaimoe's Jassz Band

Dali fomos pro Peach Stage pra ver o show do “Trigger Hippy”. Na passada de um palco pro outro, numa banquinha de revistas estava o Zach Deputy. Ele tinha feito show no Mushroom Stage no dia anterior e tava ali curtindo, tocando uma viola e cantando. E muito. Ficamos um pouco curtindo a performance dele quando começamos a ouvir a voz de um anjo vindo do Peach Stage, e pra lá que nós fomos de imediato.

Zach Deputy

“Trigger Hippy” é uma banda nova, mas de gente das antigas, e é considerado um super grupo. A vocalista é a Joan Osbourne, aquela que canta a música “One of Us”. Na batera é o Steve Gorman, do Black Crowes. Nas guitarras Will Kimbrough e Jackie Green, que também canta e toca hammond, aliás, como toca e como canta. E pra completar o baixista Nick Govrik. Só pra registrar, o primeiro guitarrista da banda foi Jimmy Herring, do Widespranic Panic, que já tocou no Allman Brothers, e depois o Audley Freed, que tocava com o Black Crowes.

Aí dá pra ter uma ideia da sonzeira. Mas se fosse por nomes nossa seleção estaria bem melhor. Os 5 no palco se entendem como se tivessem tocando há 30 anos. A voz da Joan Orbourne é coisa de louco. É suave, cheia de feeling, de tesão e de muita presença. As músicas são o que tem de melhor do rock dos anos 60/70. Jams ocorrem com frequência e são sensacionais, de muito bom gosto. Excelentes músicos, fazendo música de altíssima qualidade. Baita show e uma grande descoberta.

Eles ainda não tem disco gravado, mas compramos o “Live At Wanee” que saiu logo que acabou o show. Fiquei sabendo que o disco oficial sai ainda este ano. Vale muito a pena ficar atento.

Aqui tem o setlist do show no com o link pra curtir as músicas.

Trigger Hippy

O próximo show no Peach era do “Gov’t Mule”, banda do Warren Haynes, guitarrista/vocalista do Allman. A expectativa era grande. Conversei com várias pessoas no Wanee que comentavam que a banda favorita era o Allman Brothers, mas que o show do Gov’t Mule era melhor. Eu considero isso impossível, mas tava louco pra ver o Mule ao vivo, independente de ser melhor ou não que o ABB ao vivo.

Ficamos onde estávamos. O tempo começou a fechar. Já tínhamos nossos “ponchos”, como os americanos chamam de capa de chuva.

Quando o show iniciou a chuva começou a cair. Nada que interrompesse a genialidade dessa banda. Show muito bom, repertório bem bacana. Mas cada música que rolava, mais água caia, e pra piorar, ela ia direto pro palco. O vento que batia era todo em direção ao palco. Era notável a preocupação da banda com equipamento. Pararam uma vez, deram uma tapada nas coisas e voltaram. Mas em seguida ficou inviável. Cobriram tudo e saíram de cena. Ficamos uma hora na tenda “Hittin’ The Note”, de produtos oficiais do Allman, esperando a chuva passar e o show continuar. Para nossa infelicidade não aconteceu isso.

O show do Mule acabou de forma precoce, mesmo assim posso dizer que foi um baita show enquanto durou. Aqui tá o curto set do show

Gov't Mule antes da chuva

A coisa boa nesse momento baixo astral foi ficar na tenda, e quando de repente Reggie Pittman puxa um trompete da sacola e começa a tocar alegrando os refugiados da chuva. E todos gringos cantando junto. Momento muito do caralho. Reggie Pittman é o trompetista da banda do Jaimoe, e que iria fazer algumas participações no show do Allman de logo mais.

Reggie Pittman na banca Hittin' The Note

Como não havia perspectiva de show por algumas horas no Peach, fomos pro Mushroom. E lá mais uma surpresa. Show de Charles Bradley. Cantor de soul de uns 65 anos com uma banda de uma gurizada de uns 30 anos. Charles Bradley é um cara que passou a vida inteira fudido, e fazia alguns shows como cover de James Brown. No início dos anos 2000 foi descoberto, e em 2011 lançou o primeiro disco da carreira, como Charles Bradley and his Extraordinaires. Já conhecia o disco, mas não era um entusiasta, mas o show dele é demais.

Aquele soul bem funkeado, cheio de energia, com um cara que tá extremamente feliz em estar ali. Ele dança demais (nunca vi o James Brown pessoalmente, mas acho que é bem próximo), abre espacato (sei lá como se escreve), joga o microfone no chão e puxa. Pra completar ele usava uma jaqueta de couro aberta, e ele é baixinho com uma pança Zeca Pagodinho. Simplesmente sensacional! A banda afinadíssima e cheia de ritmo. Todos presentes no Mushroom Stage dançando de baixo da chuva. Em dado momento ele desce do palco e abraça todo mundo, todo mundo mesmo. Achei que ele não ia voltar pro palco. E o engraçado que ele tem cabelo bem pixaim, a chuva batia e não molhava. No final ele gritou inúmeras vezes: “I love you”. Foi a primeira vez que acreditei, porque ele quase chorava falando isso.

Não achei o setlist, mas tem esse vídeo do Wanee.

Charles Bradley & His Extraordinaires

Ficamos pelo Mushroom esperando o show do Big Sam’s Funky Nation.

Por incrível que pareça é uma banda de funk, liderada pelo Big Sam. Mas não é só isso.

A banda é relativamente nova, os caras parecem ter na faixa de 30 a 35 anos. Não ficam apenas no funk. A banda é formada por batera, baixo, guitarra e dois vocalista que também tocam trombone e trompete. Ou seja, não tem muita firula. É um som bem cru.

Eles misturam funk, com o jazz de New Orleans e muito rock and roll. Algumas vezes puxando um som bem pesado. O Sam e o outro vocal, Andrew Bahan, ficam dançando, pulando e tirando onda o tempo inteiro, enquanto baixo/batera/guitarra ficam numa grooveira de levantar defunto.

Além de excelentes músicos, e a música ser muito boa, a interação com o público é um diferencial. Música após música os caras pedem a participação do público, e sempre são atendidos. O destaque fica pra “Shake That Funky Donkey”. Com esse título não precisa ir longe pra imaginar do que se trata. Também rola uma versão da clássica do Otis Reeding, muito conhecida na versão do Black Crowes, “Hard To Handle”, que na versão funk ficou fantástica. E na finaleira rola uma dobradinha Adele/Lady Gaga, que ficou muito engraçada. Mais um baita show, e mais uma recomendação de banda pra tu conhecer.
Big Sam's Funky Nation

Big Sam says: "Put your hands up"

Depois do show voltamos pro acampamento sentar um pouco pra descansar e dar uma relaxada. Ficamos ouvindo o show do Furthur de longe. Parecia ter sido muito foda, mas ouvindo o disco do show não foi tanto. Coisas do Wanee.

Fim do show do Furthur, era hora de ir pro Peach curtir o show do Allman.

Nos posicionamos mais na lateral, mas relativamente perto. O grande medo da noite era o estado do Gregg. Ou melhor, a presença dele.

Desta vez o show começou na hora, e lá estava o mestre no seu Hammond. Antes mesmo de começarem a tocar a felicidade já era grande.

Bom, o show começou com “Jessica”. Que climão. A banda estava demais. Eles podiam ficar fazendo uma jam nessa música por umas 3 horas que ninguém ia se importar.

Emendaram “Come and Go Blues”. Notava-se o Gregg um pouco cansado, mas vale mais um Gregg cansado que todos outros juntos inteiros.

Seguiu com “I Walk On Gilded Splinters”, cover do Dr. John que seguidamente o Allman toca nos shows. Dessa vez contaram com a participação do Luther Dickinson (North Mississippi Allstars e Black Crowes), na terceira guitarra. Participação de luxo. Os solos ficaram matadores e os duelos entre os 3 ficaram fenomenais.

“The Sky Is Crying” foi a primeira com o Warren nos vocais. Acho que pelo fato do show do Gov’t Mule ter sido “cortado” ele chegou com mais gana que o normal. Quando ele começou a cantar parecia que as árvores iam cair de tamanha força que vinha do cara. E junto com ele trouxe a banda inteira. Os solos estavam sensacionais, extremamente viscerais .

Derek e Warren em chamas

A instrumental “Hot’lanta” foi a próxima numa versão primorosa com uma inserção de “All Along The Watch The Tower”. Reggie Pittman, o trompetista da banca na hora da chuva, tocou junto essa música.

Antes do show continuar, Gregg deixa o palco. Dessa vez parecia combinado. No show do dia anterior ele havia abandonado no meio das músicas. E novamente o Kofi Burbridge assumiu o B3.

Mais uma pro Warren Haynes cantar, “Rockin’ Horse”. Cada música que era tocada dava pra sentir mais e mais a inspiração do Derek e do Warren nessa noite. Os caras tocam demais todas noites, mas assim como tudo na vida tem dias que tu tá mais inspirado que outros. Numa jam band faz bastante diferença, e neste dia eles estavam em chamas, e como são os maestros da banda, a banda inteira tava destruindo. Faço uma relação direta com futebol, quando o camisa 10 do time tá inspirado o time inteiro joga muito. Mesma coisa.

Então subiu ao palco Jimmy Hall, vocalista e gaitista do “Wet Willie”, grande banda também de Macon, Georgia. Ele é uma figuraça que canta e toca demais. Já chegou no palco de chapéu e com um cinto tipo do Batman cheio de harmônicas.  O primeiro som que ele cantou foi “She Caught The Katy”, do Taj Mahal. E seguiu com “Stateboro Blues”, música do Blind Willie McTell que ficou eternizada na versão ao vivo do Allman. Simplesmente fantástico.

Participação do Jimmy Hall

O show continuou com “Into The Mystic” do Van Morrison, que também é corriqueira no set do Allman e que o Warren canta. Então rolou outra participação, dessa vez do Junior Mack, vocalista da banda do Jaimoe. Já havia comentado que o cara cantava muito, e aqui eu enfatizo isso. Tocaram “One Way Out”. O cara cantando parecia ser fácil cantar, tamanha facilidade dele fazer o trabalho. Versão primorosa.

Junior Mack em One Way Out

É estranho tu ver um show do Allman com tantas músicas sem o Gregg lá, em contrapartida tu vê como é o clima de camaradagem e que realmente só a música interessa pra eles. Conseguiram transformar um clima que podia parecer pesado pela falta de um membro da banda, numa celebração a música, onde pareciam uns guris tocando e se divertindo na garagem de casa com os amigos.

Depois disso Jimmy Hall voltou para tocar harmônica numa versão matadora de “Mountain Jam”. No meio no solo, assim como rolou em “Hot’lanta”, teve a inserção “acidental” de “Smokestack Lightnin’” do Hownlin’ Wolf.

Pausa.

Depois de uns minutos voltam pro palco apenas Gregg, Warren e Derek pra fazer um esquema voz e violão (neste caso guitarras). Então tocam “The Needle and The Damage Done” do Neil Young. Acho que nunca tinha arrepiado tanto ouvindo uma música. Quando o Gregg começou a cantar parecia que tinham quebrado os joelhos de todos presentes no lugar. A música parecia ser da vida dele, e a interpretação foi simplesmente muito foda.

E para encerrar com chave de ouro “Southbound” com participação especial de todo mundo que estava lá. Era uma galera no palco. Clima de festa total, perfeito pra acabar um show como esse.

Aqui tá o set.

Mas a noite não acabava ali. Terminado o show do Allman fomos em direção ao Mushroom, onde já havia começado o show do North Mississippi Allstars.

Foi uma pena uma banda tão legal como esta ficar pra depois do Allman Brothers e tão tarde. É complicado curtir algo depois de um show tão quanto foi o do ABB, mas os caras detonaram.

Luther Dickinson (que também é o atual guitarrista do Black Crowes) canta de um jeito muito legal, e toca muita guitarra. O baixista era substituto, mas ele e o batera fizeram uma cozinha muito porrada que deixava o Luther viajar como queria. Jams fantásticas e músicas muito legais. Um rock com muita influência de blues e folk. 

O clima no Mushroom tava demais, muita luz maluca, e o palco montado de um jeito bem diferente. Eles ocupavam um pouco mais da metade, a outra metade ficava pras guitarras do cara, a bateria fica no canto, o baixo no fundo e ainda contavam com um “telão” no fundo. Ou seja, os músicos ficavam bem perto uns dos outros.

O setlist tu confere aqui.

North Mississippi Allstars

Excelente show pra finalizar o festival. Pra quem não conhece North Mississippi Allstars, procure conhecer. É muito bom, o último álbum deles, o “Keys To The Kingdom”, é demais.

Depois disso tudo a única coisa possível era uma saidera no acampamento e um colchão inflável. A ideia era acordar cedo no outro dia pra irmos para Macon, conhecer o museu do Allman Brothers e visitar o cemitério da cidade.

:^)

Nenhum comentário:

Postar um comentário